Skip to main content

Acumulando pontos em família – British Airways (Avios)

Existem muitas maneiras de acumular milhas e pontos, diversos programas de fidelidade dos mais comuns como companhias aéreas, hotéis e locadoras de carro até os mais “desconhecidos” como postos de gasolina e lojas de departamento.

Apesar da variedade, existe normalmente uma constante: o acúmulo é sempre individual, ou seja, por mais que sua família tenha 4 pessoas, cada pessoa irá acumular pontos na sua conta, o que pode atrapalhar seus planos, pois 20.000 pontos em cada conta podem não levar ninguém para lugar nenhum, mas 80.000 pontos combinados já podem fazer muita diferença.

Entretanto, existem alguns programas de fidelidade que permitem o acúmulo de pontos em família, que funciona de modo geral da seguinte forma: as contas acumulam individualmente, mas os pontos vão para um “pool” compartilhado. O administrador da conta então pode visualizar esse pool e emitir as passagens e os pontos irão ser descontados proporcionalmente de cada conta individual.

Alguns do programas que incluem essa opção são:

O importante é entender as regras, vantagens e eventuais limitações de cada programa e usar o benefício ao máximo.


British Airways Household Account

Antes de qualquer coisa uma pequena introdução do programa da British Airways (BA) para quem é novo no mundo das milhas:

  • A “moeda” (os pontos) do programa se chama Avios
  • É possível acumular pontos voando na BA, Iberia, JAL, American Airlines e as demais parceiras da oneworld
  • O programa tem uma tabela de resgate fixa e baseada em distância, então quanto mais longe o seu destino, mais pontos serão necessários

A “Household Account” é a conta em família do programa que funciona da seguinte forma:

  • Cada pessoa acumula seus pontos individualmente já que é necessário criar uma conta para cada pessoa da família
  • As contas não são unificadas, o que acontece é que o administrador da verá os seus pontos e os pontos de todos os membros combinados
  • Sempre que for feita uma emissão, os pontos serão descontados de maneira proporcional de cada cont. Por exemplo, uma emissão de 10.000 pontos de uma conta com duas pessoas onde uma tem 80.000 pontos e a outra 20.000, será descontado 8.000 pontos da primeira pessoa e 2.000 pontos da segunda pessoa.

Uma das principais vantagens é o fato de poder incluir na conta família crianças menores de 18 anos, ou seja, mesmo crianças de colo que esteja viajando com os pais, irão acumular milhas, desde que estejam pagando pelo bilhete (esse detalhe já me ajudou bastante).

Existem algumas limitações para essa conta:

  • É possível emitir passagens apenas para pessoas da conta ou para pessoas que você adiciona na sua lista de amigos
  • Transferir os pontos entre BA, Iberia e AerLingus (uma das vantagens do programa para aproveitar emissões com menos pontos) fica um pouco mais complicada, mas ainda assim é possível (a dica é usar o AerLingus como intermediário da transferência).

Além da vantagem de acumular os pontos em família (somos 3) gosto do fato que o programa permite emissões com baixa quantidade de pontos para curtas distâncias. É excelente, por exemplo, para voos domésticos no Japão e EUA (a partir de 4.000 pontos por trecho) e era bom também no Brasil enquanto a Latam foi parceira.

Para quem possui cartões no Japão ou EUA é fácil também transferir pontos para o programa, os cartões American Express transferem diretamente.

Para quem mora no Brasil duas opções disponíveis são:

  • Cartões Santander -> Programa Esfera -> Iberia -> British Airways
  • Tudo Azul -> All Accor -> Iberia -> British Airways

Minha Opinião

Se você viaja sempre em família, prioriza as empresa oneworld e tem interesse em maximizar seu ganho de pontos, então acredito que deva investir nesse tipo de conta e criar um belo atalho para a sua próxima viagem.

Particularmente, é um dos meus programas favoritos, que já me rendeu boas opções de resgates e foi um dos primeiros programas que comecei a usar.

Quer saber mais? Deixe seu comentário, terei prazer em ajudar a como acumular mais pontos em família.


Bernardo

Colecione momentos, não coisas, afinal viajar não é luxo, é necessidade.