Skip to main content

Os programas de cashback – EUA (parte 2)

Nessa segunda parte, vamos falar um pouco dos programas de cashback existentes nos EUA. Um mercado muito mais consolidado e onde a cultura do cashback é muito mais forte.

Os primeiros programas de cashback dos Estados Unidos começaram na década de 90, quando os principais bancos ofereciam até 5% de dinheiro de volta em farmácias e supermercados.

Um costume muito comum era o chamado “Mail in Rebate” ou como gosto de falar, o cashback por correio, onde ao fazer uma compra de determinado produto se ganhava um coupon para ser preenchido e enviado pelo correio para o fabricante. Para os fabricantes eram a oportunidade de conhecer seu cliente final, para o consumidor era uma maneira de receber alguns dólares em cheque nominal ou em desconto a ser usado em uma compra futura.

O advento da nossa internet mudou a lógica e hoje se pode ganhar dinheiro fazendo um monte de coisa sem sair de casa, e não estou falando apenas de milhas e cashback, existem outras maneiras. Daria, por exemplo, para ir para a Disney só sabendo usar as ferramentas ao seu dispor.

Vamos então conhecer um pouco das ferramentas disponíveis no mercado americano, mas antes uma dica: crie uma conta no PayPal, pois é a maneira mais simples de receber o seu dinheiro. A conta pode ser criada em praticamente qualquer país e depois pode-se usar o saldo para compras em outros sites ou transferir para a sua conta. Existem outras maneiras, mas essa é a mais simples.

E mais uma dica: não existe site melhor ou pior, existe apenas aquele com a melhor promoção no momento.


Cashback Monitor

Não é propriamente uma ferramenta de cashback, mas sim um portal que faz um comparativo das principais ofertas existentes do mercado e qual está oferecendo o melhor retorno.

Por exemplo, na imagem acima é possível ver todas as opções de cashback, milhas bonificadas, bônus no cartão de crédito ou pontos em outros programas disponíveis para a aquisição do novo serviço de streaming da Disney, o Disney+.

Como estamos falando de cashback, ficaremos concentrados no primeiro quadro da esquerda, onde é possível ver que a melhor oferta vem de dois sites Top Cashback e Rakuten. O funcionamento é muito simples, basta acessar o site, digitar a loja da sua preferência e escolher a melhor oferta. Feito isso, visite seu site preferido de cashback e inicie o processo de compra.


Mr. Rebates

Criado em 2002, o site alega ter mais de 3000 lojas cadastradas onde é possível comprar ganhando Cashback.

O funcionamento é simples, escolha a loja, clique na oferta e faça sua compra normalmente.

Quando seu saldo atinge U$10 é possível resgatar o dinheiro na sua conta PayPal ou pedindo um cheque pelo correio (só use essa opção se mora nos EUA).

O site é super confiável e possui aplicativo para celular e extensão para o navegador para avisar sempre que uma oferta estiver disponível no site que estiver visitando.

Gostou? Se quiser ajudar o blog e ganhar U$5 de crédito adicional na sua primeira compra, use esse link para o cadastro.


Rakuten (ex-Ebates)

Antigamente conhecido como Ebates, o Rakuten é parte do conglomerado administrado pela empresa mãe que fica no Japão. A troca de nome aconteceu em 2014 mas nada mudou no funcionamento.

O processo é o mesmo: escolha a loja, clique na oferta e faça sua compra normalmente. O site também é super confiável e possui aplicativo para celular e extensão para o navegador para avisar sempre que uma oferta estiver disponível no site que estiver visitando.

Diferente do Mr. Rebates, os pagamentos são feitos com um saldo menor, ou seja, sempre que seu saldo atinge pelo menos U$5, mas são feitos 4 vezes por ano a cada 03 meses.

Talvez a melhor característica, para aqueles que possuem cartão American Express no exterior é poder receber seu saldo também em Membership Rewards. Nesse caso U$5 equivalem a 500 pontos no programa. É mais uma maneira de acumular milhas a um custo basicamente nulo.

Outra excelente funcionalidade: o cashback funciona mesmo para compras em lojas físicas. Basta cadastrar o seu cartão no aplicativo, vincular as lojas de sua preferência e pronto: dinheiro de volta na sua próxima viagem ao exterior.

Duas promoções estão acontecendo atualmente:

  • Aniversário Rakuten – 15% de cashback em várias lojas, incluindo Adidas, Samsung e outras.
  • Ganhe U$30 na sua primeira compra – use esse link para o seu cadastro e depois de gastar U$30 em compras, ganhe U$30 adicionais ao valor do seu cashback.

Aproveite a chance e além de ganhar um super retorno em algumas lojas, compre o seu Google Home sem gastar nada.


Minha Opinião

Como no Brasil, existem muitos outros sites disponíveis, esse artigo apresentou apenas os principais para lhe mostrar como pode ser vantajoso comprar nos EUA.

É tudo uma questão de planejar e aproveitar as oportunidades. Não vejo como pode dar errado.

No próximo artigo falarei dos programas disponíveis no Japão.


Bernardo

Colecione momentos, não coisas, afinal viajar não é luxo, é necessidade.